Jericoacoara
Até 1985, Jericoacoara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo. Quando o turismo a descobriu, a fama de Jericoacoara não conheceu mais fronteiras. Já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro. O jornal americano The Washigton Post a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta, em 1994. Não existem estradas de acesso nos últimos quinze quilômetros para chegar a Jeri (a construção de estradas dentro da área de proteção ambiental é proibida por lei), portanto é necessário um veículo com tração nas quatro rodas para se chegar na reserva. Em 1984, uma lei federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional.
Se localiza trezentos quilômetros a oeste da capital do Estado do Ceará, Fortaleza.
Origem do nome
Existem muitas versões para a origem do nome de Jericoacoara. A mais provável é que ele seja uma combinação de palavras da língua indígena Tupi Guarani. Yuruco (toca) + suara (tartaruga), significam "toca das tartarugas-marinhas". Isto se refere ao fato de Jericoacoara ser um lugar onde as tartarugas marinhas vinham para cavar as tocas e deixar os seus ovos. Alguns pescadores antigos alegam, entretanto, que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da Vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto do alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol. O lugar era chamado antes de Jacarequara, vindo a ser, com o passar do tempo Jericoacoara.
O que conhecer
Existem inúmeras atividades no local: caminhadas, passeios de buggy, quadriciclos ou cavalgadas, saidas para pesca e esportes radicais, como o kitesurf, windsurf, surf, standup paddling e sandboard.
A Magia de Jeri
Jeri é pe na areia, ruas sem iluminação pública, paz, tranquilidade e sosego.